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 "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma

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MensagemAssunto: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyTer Jan 18, 2022 3:07 pm

Putz, tá aí uma adaptação que eu sonho a ver há um tempão...


Imaginem jogar no mundo de "Vampiro: A Máscara" mas usando as regras do Sistema Dharma? Eu boto fé demais que seria iradíssimo...


Cadê os mestres do Homebrew aí?? Luiz, Rafael, Neto, Joaquim... Ia ser muuuuito massa ver essa adaptação!

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyTer Jan 18, 2022 3:34 pm

Estamos aqui pra ajudar!

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyTer Jan 18, 2022 3:37 pm

Vampiro nunca foi minha especialidade, joguei uma vez na vida. Mas realmente seria incrível conhecer esse cenário rico através do Sistema Dharma.

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyTer Jan 18, 2022 3:37 pm

Memoria escreveu:
Estamos aqui pra ajudar!

Vai encarar o desafio de escrever um livro?? Porque eu boto fé demais!
E aí?

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyTer Jan 18, 2022 4:07 pm

Eu?!
Escrever ✍🏼 um livro?!

Só se tiver essas figurinhas pelo texto todo : ]]]
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyTer Jan 18, 2022 4:13 pm

Memoria escreveu:
Eu?!
Escrever ✍🏼 um livro?!

Só se tiver essas figurinhas pelo texto todo : ]]]

Rapaz, tá valendo...

Nem que fosse um livro sem nada de descrições longas, apenas um bocado de tabelas... Já dava para fazer um suplemento de adaptação porreta.
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyTer Jan 18, 2022 6:25 pm

Nossa eu sou fã de carteirinha de Vamliro a máscara e mundo das trevas

Tenho uma campanha de Vampiro e Lobisomem rolando a 2 anos já.

Eu ia adorar trabalhar em uma adaptação.

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyTer Jan 18, 2022 10:23 pm

jokerbr22 escreveu:
Nossa eu sou fã de carteirinha de Vamliro a máscara e mundo das trevas

Tenho uma campanha de Vampiro e Lobisomem rolando a 2 anos já.

Eu ia adorar trabalhar em uma adaptação.

Show, mestre!

Qual é seu nível de domínio do Sistema Dharma? Já tá manjando bem?

Vc já viu o Dharma Castlevania?
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyQua Jan 19, 2022 12:14 pm

Fala, Mestre!

Rapaz, essa coisa aí de um livro de Vampiro para o Dharma seria massa mesmo. O Castlevania já fornece um bom prelúdio de como começar esse trabalho, e creio que existem projetos futuros para uma adaptação ainda mais original e profunda.

Contudo creio que os demais Mestres citados tem mais experiência que eu! Heheh! Joguei Vampire por um tempinho, mas foram apenas 2 Campanhas (uma delas teve apenas 2 sessões e o Narrador, puff, sumiu). Confesso que não fui o maior fã de Storyteller de todos os tempos, mas trazer aquela temática ao Dharma me deixou louco, e já tentei convencer meus jogadores a uma campanha de Castlevania umas 6 vezes!

Do Storyteller para o Dharma é um pulo. Creio que com uma equipezinha de connosseurs e a adaptação pode ser feita com bastante suavidade.

Dobro a aposta do Mestre More-Eyes!

Quem está disposto a dar o primeiro passo?

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyQua Jan 19, 2022 11:57 pm

Em teoria, o trabalho é "fácil" (só é bem trabalhoso).

É necessário ir para o capítulo das Disciplinas do Livro de Vampiro: A Máscara, e adaptar uma por uma, de preferência mantendo a mesma estrutura ("Árvore de Técnicas").

O molde das árvores de técnicas segue a mesma lógica dos Legados Raciais.

Utilizar as mecânicas padrão do Sistema para nortear as adaptações (Bônus/Penalidades, Limiar de Dano, Fraqueza, Tolerância etc).
Não precisaria de textos, formatação bonitinha, figuras e essas firulas não. Apenas a adaptação seca e direta das disciplinas.

Eu acho que, se ninguém topar o desafio, mais cedo ou mais tarde eu mesmo vou acabar fazendo um dia.
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyQui Jan 20, 2022 2:35 pm

Oque eu acho que complicaria um pouco seria na hora de representar o Efluir, pois eu fico na dúvida se ele realmente existe em Vampiro: A Máscara. Pois o Efluir se aplica em tudo mas os poderes dos Vampiros aqui, mesmo os mais poderosos, são bastante modulares, você pode ter um vampiro que casualmente ergue carro mas é tão rápido quanto um humano comum.
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyQui Jan 20, 2022 2:42 pm

jokerbr22 escreveu:
Oque eu acho que complicaria um pouco seria na hora de representar o Efluir, pois eu fico na dúvida se ele realmente existe em Vampiro: A Máscara. Pois o Efluir se aplica em tudo mas os poderes dos Vampiros aqui, mesmo os mais poderosos, são bastante modulares, você pode ter um vampiro que casualmente ergue carro mas é tão rápido quanto um humano comum.

O Efluir existe em Vampiro: a Máscara, mas não como Efluir.
O Storyteller não precisa de um campo específico pra justificar o Overpower de um personagem (a propósito, nenhum sistema mainstream faz isso). Ele justifica por meio dos atributos mesmo.

Um Vampiro de 5º Geração com Força ●●●●● ●● (7) e Potência ●●● (3) já é capaz de esmagar carros como maracujás. Essas coisas no Dharma não são explicadas como atributos (no Dharma esse mesmo vampiro tem como fazer tudo isso com apenas 10 de Corpo), mas sim como Efluir.

É bem fácil imaginar um poder como Potência concedendo "pontos de Efluir modulares", que se aplicassem somente a Corpo. Digamos que cada ● de Potência conceda +3 de Efluir de Corpo.

Assim, um vampiro com ●●●●● de Potência em Dharma receberia +15 (só em Corpo).

Isso é só um exemplo de como seria viável adaptar Vampiro (aliás, a rigor é viável adaptar qualquer coisa).

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyQui Jan 20, 2022 3:06 pm

More Eyes escreveu:
jokerbr22 escreveu:
Oque eu acho que complicaria um pouco seria na hora de representar o Efluir, pois eu fico na dúvida se ele realmente existe em Vampiro: A Máscara. Pois o Efluir se aplica em tudo mas os poderes dos Vampiros aqui, mesmo os mais poderosos, são bastante modulares, você pode ter um vampiro que casualmente ergue carro mas é tão rápido quanto um humano comum.

O Efluir existe em Vampiro: a Máscara, mas não como Efluir.
O Storyteller não precisa de um campo específico pra justificar o Overpower de um personagem (a propósito, nenhum sistema mainstream faz isso). Ele justifica por meio dos atributos mesmo.

Um Vampiro de 5º Geração com Força ●●●●● ●● (7) e Potência ●●● (3) já é capaz de esmagar carros como maracujás. Essas coisas no Dharma não são explicadas como atributos (no Dharma esse mesmo vampiro tem como fazer tudo isso com apenas 10 de Corpo), mas sim como Efluir.

É bem fácil imaginar um poder como Potência concedendo "pontos de Efluir modulares", que se aplicassem somente a Corpo. Digamos que cada ● de Potência conceda +3 de Efluir de Corpo.

Assim, um vampiro com ●●●●● de Potência em Dharma receberia +15 (só em Corpo).

Isso é só um exemplo de como seria viável adaptar Vampiro (aliás, a rigor é viável adaptar qualquer coisa).

Então.... O meu sonho para um Efluir Modular ainda existe.....

Bom saber, esse era o caminho q eu seguiria mesmo, Potência, Celeridade e Fortitude por exemplo, aumentam as capacidades do vampiro passivamente de maneira constante, mas somente nessas áreas específicas. Também tem o detalhe de que ainda por cima disso praticamente todos os vampiros conseguem queimar Vitae para aprimorar as capacidades físicas.

Outra coisa que me deixa curioso seria como imitar a mecânica de humanidade, já que Karma e Dharma só representam isso até certo ponto.
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyQui Jan 20, 2022 3:11 pm

Essa parte de queimar a Vitae seria, em teoria, alcançável com o mero Despertar.
Como todo vampiro já é, por natureza, Desperto, então isso é facilmente justificável.

A ideia da Humanidade pode ser refletida nas trilhas de Motivação...
Ou pode ser criada uma mecânica específica que fizesse o Karma de um vampiro, quanto maior fosse, meio que FORÇÁ-LO (como uma purgação forçada) a fazer coisas terríveis (algo como A Besta assumindo o controle).

Com um pouco de inventividade dá pra fazer as coisas funcionarem bem.

Mas uma coisa precisa ser dita: o principal que eu buscaria numa adaptação de Vampiro a Máscara não seria a adaptação ipsis litteris das mecânicas de Storyteller (afinal, o objetivo não é criar um "StoryDharmer"), mas sim a viabilidade de adaptar bem o CENÁRIO com as mecânicas do Sistema Dharma.

Permitir, por exemplo, que mestres já acostumados e experientes com Vampiro a Máscara pudessem usar o Sistema Dharma sem sentir nenhuma alteração "na história" e no fluir do "gameplay" de suas mesas.
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyQui Jan 20, 2022 9:50 pm

Olha senhores, eu acho inclusive que essa adaptação poderia começar por Castlevania. Talvez mudando um pouco algumas coisas pontuais pode rolar uma campanha épica nas noites brazucas hahah.
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyQui Jan 20, 2022 10:22 pm

More Eyes escreveu:
Essa parte de queimar a Vitae seria, em teoria, alcançável com o mero Despertar.
Como todo vampiro já é, por natureza, Desperto, então isso é facilmente justificável.

A ideia da Humanidade pode ser refletida nas trilhas de Motivação...
Ou pode ser criada uma mecânica específica que fizesse o Karma de um vampiro, quanto maior fosse, meio que FORÇÁ-LO (como uma purgação forçada) a fazer coisas terríveis (algo como A Besta assumindo o controle).

Com um pouco de inventividade dá pra fazer as coisas funcionarem bem.

Mas uma coisa precisa ser dita: o principal que eu buscaria numa adaptação de Vampiro a Máscara não seria a adaptação ipsis litteris das mecânicas de Storyteller (afinal, o objetivo não é criar um "StoryDharmer"), mas sim a viabilidade de adaptar bem o CENÁRIO com as mecânicas do Sistema Dharma.

Permitir, por exemplo, que mestres já acostumados e experientes com Vampiro a Máscara pudessem usar o Sistema Dharma sem sentir nenhuma alteração "na história" e no fluir do "gameplay" de suas mesas.

Eu concordo, seria muito fácil adaptar elas então. Como por exemplo:

Celeridade


  • Grau 1 (10XP): Soma +1 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


  • Grau 2 (20XP): Soma +2 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


  • Grau 3 (30XP): Soma +3 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


  • Grau 4 (40XP): Soma +4 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


  • Grau 5 (50XP): Soma +5 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


Também daria para colocar coisas da V5 na forma de técnicas satélite no meio disso também. Como:

Graça do Gato (15XP)
Pré-Requisitos: Celeridade Grau 1

Você ganha equilíbrio perfeito, passando automáticamente em testes para mover em superfícies ardilosas e se equilibrar.

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyQui Jan 20, 2022 10:30 pm

Desde que eu conheci essa criatura que ele sonha com o "Efluir Modular" e pelo visto ler esse conceito saindo dos dedos do Mestre More-Eyes ativou todos os neurônios do rapaz heheh!

Dei uma boa lida na discussão e realmente notei que eu estou um pouco fora de capacidades, está além da minha proficiência falar tão profundamente bem de Vampiro. Porém eu consigo ver contornos interessantes, pois eu estava imaginando que o Efluir acabaria vindo da mesma forma do Castlevania: através do Poder do Sangue. A ideia de fornecer um Efluir Modular pra permitir o Overpower de Vampire brilhar sem necessariamente subir tudo junto, pode ser interessante.

Esse rumo me parece favorável para adaptar o Cenário da White Wolf de uma boa forma, e como o Mestre Bruno falou permitir que Mestres de Vampire The Masquerade pudessem ser mais facilmente cooptados por nós.

Sobre a questão da Humanidade e o Karma...Eu acho que a Humanidade pode ser bem representada através do saldo de Dharma e Karma...E ver o que sobra ali de humano. Se o Vampiro possuir mais Dharma do que Karma, e sair no saldo positivo, isso significa que de algum jeito o coração dele ainda é bom...Quase como um mortal. Mas se ele possuir mais Karma, o coração e seu espírito estão se fechando na escuridão, ele se torna insensível, mais monstruoso e suscetível à Besta.

E por último...Joarkeim começou a pegar em armas já, o cara já começou até escrever Disciplinas! IASDHUIAHD! Mestre Bruno usando Dominação aí devagarinho.

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptyQui Jan 20, 2022 10:43 pm

Arjuna Priest escreveu:
Desde que eu conheci essa criatura que ele sonha com o "Efluir Modular" e pelo visto ler esse conceito saindo dos dedos do Mestre More-Eyes ativou todos os neurônios do rapaz heheh!

Dei uma boa lida na discussão e realmente notei que eu estou um pouco fora de capacidades, está além da minha proficiência falar tão profundamente bem de Vampiro. Porém eu consigo ver contornos interessantes, pois eu estava imaginando que o Efluir acabaria vindo da mesma forma do Castlevania: através do Poder do Sangue. A ideia de fornecer um Efluir Modular pra permitir o Overpower de Vampire brilhar sem necessariamente subir tudo junto, pode ser interessante.

Esse rumo me parece favorável para adaptar o Cenário da White Wolf de uma boa forma, e como o Mestre Bruno falou permitir que Mestres de Vampire The Masquerade pudessem ser mais facilmente cooptados por nós.

Sobre a questão da Humanidade e o Karma...Eu acho que a Humanidade pode ser bem representada através do saldo de Dharma e Karma...E ver o que sobra ali de humano. Se o Vampiro possuir mais Dharma do que Karma, e sair no saldo positivo, isso significa que de algum jeito o coração dele ainda é bom...Quase como um mortal. Mas se ele possuir mais Karma, o coração e seu espírito estão se fechando na escuridão, ele se torna insensível, mais monstruoso e suscetível à Besta.

E por último...Joarkeim começou a pegar em armas já, o cara já começou até escrever Disciplinas! IASDHUIAHD! Mestre Bruno usando Dominação aí devagarinho.

Para ser justo, eu não precisava de muito incentivo para mexer com mundo das trevas não kkkkkkk......

Agora sobre a Humanidade: Olha eu tenho uma campanha de Vampiro a máscara e Lobisomem a 2 anos e eu não me sentiria satisfeito usando Karma e Dharma puramente para representar humanidade, pelomenos não sem alterações ou regras específicas, Karma e Dharma é algo muito mais fluído (Está sempre em movimento) e metafísico doque humanidade para mim.

Arjuna Priest acha que sua mensagem é boa e merece ganhar Dharma

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptySex Jan 21, 2022 12:27 am

jokerbr22 escreveu:
More Eyes escreveu:
Essa parte de queimar a Vitae seria, em teoria, alcançável com o mero Despertar.
Como todo vampiro já é, por natureza, Desperto, então isso é facilmente justificável.

A ideia da Humanidade pode ser refletida nas trilhas de Motivação...
Ou pode ser criada uma mecânica específica que fizesse o Karma de um vampiro, quanto maior fosse, meio que FORÇÁ-LO (como uma purgação forçada) a fazer coisas terríveis (algo como A Besta assumindo o controle).

Com um pouco de inventividade dá pra fazer as coisas funcionarem bem.

Mas uma coisa precisa ser dita: o principal que eu buscaria numa adaptação de Vampiro a Máscara não seria a adaptação ipsis litteris das mecânicas de Storyteller (afinal, o objetivo não é criar um "StoryDharmer"), mas sim a viabilidade de adaptar bem o CENÁRIO com as mecânicas do Sistema Dharma.

Permitir, por exemplo, que mestres já acostumados e experientes com Vampiro a Máscara pudessem usar o Sistema Dharma sem sentir nenhuma alteração "na história" e no fluir do "gameplay" de suas mesas.

Eu concordo, seria muito fácil adaptar elas então. Como por exemplo:

Celeridade


  • Grau 1 (10XP): Soma +1 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


  • Grau 2 (20XP): Soma +2 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


  • Grau 3 (30XP): Soma +3 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


  • Grau 4 (40XP): Soma +4 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


  • Grau 5 (50XP): Soma +5 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


Também daria para colocar coisas da V5 na forma de técnicas satélite no meio disso também. Como:

Graça do Gato (15XP)
Pré-Requisitos: Celeridade Grau 1

Você ganha equilíbrio perfeito, passando automáticamente em testes para mover em superfícies ardilosas e se equilibrar.

Seria mais ou menos por aí mesmo, mestre Joaquim.
Entretanto, meu sentimento sobre o Efluir é que esse aumento em doses tão "homeopáticas" (de 1 em 1) é sutil até demais, beirando o inútil. (É isso, inclusive, que o Thiago queria dizer quando falou sobre ser "aguado" ou "diluído" demais).

Esse aumento de 1 em 1 não chega a ser um problema quando o limite é distante, como fiz no Efluir do Sangue em Castlevania. A ideia lá é fazer o vampiro atravessar leeeeeentamente ao longo dos séculos toooodo o poder que ele pode alcançar, o que justificaria o aumento de 1 em 1.

Já em uma habilidade que possui apenas 5 degraus, conceder de 1 em 1 me parece bem menos interessante. Perceba que o aumento de 1 "degrauzinho" entre um atributo e outro (de 12 para 13, por exemplo) já gera uma diferença bem maior (matematicamente) do que o mesmo aumento em D&D (já que lá só se aumenta +1 de modificador a cada 2 pontos; ao aumentar 1 pontinho em atributo em Dharma, muitas vezes vc já pode estar aumentando 4 ou 6 pontos de rolagem máxima).

Penso que um personagem com Potência 1 deve ser NOTAVELMENTE mais forte do que um vampiro que não possua Potência. Acho que não será +1 que vai gerar essa mudança dramática.

Por outro lado, vejo como arriscado aumentar +5 de uma vez, por exemplo (até porque, como são 5 "degraus", o cara terminaria com absurdos +25 nas rolagens de Corpo). Isso indica pra mim que talvez a medida correta fique entre +2 ou +3 por cada pontinho.

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptySex Jan 21, 2022 12:30 am

Arjuna Priest escreveu:
Desde que eu conheci essa criatura que ele sonha com o "Efluir Modular" e pelo visto ler esse conceito saindo dos dedos do Mestre More-Eyes ativou todos os neurônios do rapaz heheh!

Dei uma boa lida na discussão e realmente notei que eu estou um pouco fora de capacidades, está além da minha proficiência falar tão profundamente bem de Vampiro. Porém eu consigo ver contornos interessantes, pois eu estava imaginando que o Efluir acabaria vindo da mesma forma do Castlevania: através do Poder do Sangue. A ideia de fornecer um Efluir Modular pra permitir o Overpower de Vampire brilhar sem necessariamente subir tudo junto, pode ser interessante.

Esse rumo me parece favorável para adaptar o Cenário da White Wolf de uma boa forma, e como o Mestre Bruno falou permitir que Mestres de Vampire The Masquerade pudessem ser mais facilmente cooptados por nós.

Sobre a questão da Humanidade e o Karma...Eu acho que a Humanidade pode ser bem representada através do saldo de Dharma e Karma...E ver o que sobra ali de humano. Se o Vampiro possuir mais Dharma do que Karma, e sair no saldo positivo, isso significa que de algum jeito o coração dele ainda é bom...Quase como um mortal. Mas se ele possuir mais Karma, o coração e seu espírito estão se fechando na escuridão, ele se torna insensível, mais monstruoso e suscetível à Besta.

E por último...Joarkeim começou a pegar em armas já, o cara já começou até escrever Disciplinas! IASDHUIAHD! Mestre Bruno usando Dominação aí devagarinho.

Só um adendo aqui, mestre Neto:
Se eu fizesse essa adaptação, eu não deixaria o Poder do Sangue de fora. Na verdade, eu relacionaria o Poder do Sangue com a Geração vampírica.

Isso, por si só, concederia pontos absolutos de Efluir àquele determinado Membro. Nada impediria que ele pudesse ter ainda mais Efluir (mediante Disciplinas) em apenas um atributo. Não veria problema em admitir aquela ficha de um Brujah de 7ª Geração ter muito mais brutalidade e força do que aquele Tremere também de 7ª Geração.

Ambos teriam supostamente o mesmo Poder do Sangue, mas o Brujah teria Potência (além de um Corpo provavelmente mais alto).

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptySex Jan 21, 2022 1:43 pm

More Eyes escreveu:
Arjuna Priest escreveu:
Desde que eu conheci essa criatura que ele sonha com o "Efluir Modular" e pelo visto ler esse conceito saindo dos dedos do Mestre More-Eyes ativou todos os neurônios do rapaz heheh!

Dei uma boa lida na discussão e realmente notei que eu estou um pouco fora de capacidades, está além da minha proficiência falar tão profundamente bem de Vampiro. Porém eu consigo ver contornos interessantes, pois eu estava imaginando que o Efluir acabaria vindo da mesma forma do Castlevania: através do Poder do Sangue. A ideia de fornecer um Efluir Modular pra permitir o Overpower de Vampire brilhar sem necessariamente subir tudo junto, pode ser interessante.

Esse rumo me parece favorável para adaptar o Cenário da White Wolf de uma boa forma, e como o Mestre Bruno falou permitir que Mestres de Vampire The Masquerade pudessem ser mais facilmente cooptados por nós.

Sobre a questão da Humanidade e o Karma...Eu acho que a Humanidade pode ser bem representada através do saldo de Dharma e Karma...E ver o que sobra ali de humano. Se o Vampiro possuir mais Dharma do que Karma, e sair no saldo positivo, isso significa que de algum jeito o coração dele ainda é bom...Quase como um mortal. Mas se ele possuir mais Karma, o coração e seu espírito estão se fechando na escuridão, ele se torna insensível, mais monstruoso e suscetível à Besta.

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Só um adendo aqui, mestre Neto:
Se eu fizesse essa adaptação, eu não deixaria o Poder do Sangue de fora. Na verdade, eu relacionaria o Poder do Sangue com a Geração vampírica.

Isso, por si só, concederia pontos absolutos de Efluir àquele determinado Membro. Nada impediria que ele pudesse ter ainda mais Efluir (mediante Disciplinas) em apenas um atributo. Não veria problema em admitir aquela ficha de um Brujah de 7ª Geração ter muito mais brutalidade e força do que aquele Tremere também de 7ª Geração.

Ambos teriam supostamente o mesmo Poder do Sangue, mas o Brujah teria Potência (além de um Corpo provavelmente mais alto).

Pelo visto vai ser massa, eu me disponho a testar, não me arrisco a criar pq eu não entendo nada do cenário, mas vai ser legal jogar em um cenário assim

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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptySex Jan 21, 2022 7:48 pm

Muito bacana a busca pelo efluir novamente...

O que sustenta o jogo é um bom conto, criando um cenário bacana, sessões ricamente exploradas do ponto de vista interpretativo. Pode trazer muito mais da velha máscara quebrada e, o sistema seria só um novo suporte.
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptySex Jan 21, 2022 8:05 pm

More Eyes escreveu:
jokerbr22 escreveu:
More Eyes escreveu:
Essa parte de queimar a Vitae seria, em teoria, alcançável com o mero Despertar.
Como todo vampiro já é, por natureza, Desperto, então isso é facilmente justificável.

A ideia da Humanidade pode ser refletida nas trilhas de Motivação...
Ou pode ser criada uma mecânica específica que fizesse o Karma de um vampiro, quanto maior fosse, meio que FORÇÁ-LO (como uma purgação forçada) a fazer coisas terríveis (algo como A Besta assumindo o controle).

Com um pouco de inventividade dá pra fazer as coisas funcionarem bem.

Mas uma coisa precisa ser dita: o principal que eu buscaria numa adaptação de Vampiro a Máscara não seria a adaptação ipsis litteris das mecânicas de Storyteller (afinal, o objetivo não é criar um "StoryDharmer"), mas sim a viabilidade de adaptar bem o CENÁRIO com as mecânicas do Sistema Dharma.

Permitir, por exemplo, que mestres já acostumados e experientes com Vampiro a Máscara pudessem usar o Sistema Dharma sem sentir nenhuma alteração "na história" e no fluir do "gameplay" de suas mesas.

Eu concordo, seria muito fácil adaptar elas então. Como por exemplo:

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  • Grau 5 (50XP): Soma +5 em testes e proezas de movimento e também na sua defesa


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Seria mais ou menos por aí mesmo, mestre Joaquim.
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Esse aumento de 1 em 1 não chega a ser um problema quando o limite é distante, como fiz no Efluir do Sangue em Castlevania. A ideia lá é fazer o vampiro atravessar leeeeeentamente ao longo dos séculos toooodo o poder que ele pode alcançar, o que justificaria o aumento de 1 em 1.

Já em uma habilidade que possui apenas 5 degraus, conceder de 1 em 1 me parece bem menos interessante. Perceba que o aumento de 1 "degrauzinho" entre um atributo e outro (de 12 para 13, por exemplo) já gera uma diferença bem maior (matematicamente) do que o mesmo aumento em D&D (já que lá só se aumenta +1 de modificador a cada 2 pontos; ao aumentar 1 pontinho em atributo em Dharma, muitas vezes vc já pode estar aumentando 4 ou 6 pontos de rolagem máxima).

Penso que um personagem com Potência 1 deve ser NOTAVELMENTE mais forte do que um vampiro que não possua Potência. Acho que não será +1 que vai gerar essa mudança dramática.

Por outro lado, vejo como arriscado aumentar +5 de uma vez, por exemplo (até porque, como são 5 "degraus", o cara terminaria com absurdos +25 nas rolagens de Corpo). Isso indica pra mim que talvez a medida correta fique entre +2 ou +3 por cada pontinho.

Entendo o seu posicionamento mestre, e entendo o motivo de achar que de 1 em 1 possa ser irrelevante, mas a verdade é que eu coloquei esses valores propositalmente de acordo com a minha experiência com minha campanha de Vampiro é que potência tende realmente a ser mais sútil (pelomenos antes da V5).

Um vampiro com 5 em força e outro com 4 de força e 1 de potência virtualmente possuem a mesma força.

mas ai que entra o diferencial de Potência, que eu esqueci de adicionar: O vampiro pode gastar sangue para transformar as suas graduações de Potência em sucessos automáticos, ou seja: Potência fica notável com esforço.

Eu representaria isso permitindo com que o Vampiro gastasse convicção ou Vitae mesmo para drasticamente aumentar o seu bônus de potência.

Agora no quesito de Celeridade: Nesse caso o de 1 em 1 em sí só poderia ser pouco, eu tava lendo novamente a tabela de deslocamento e eu achava que seria suficiente devido ao aumento de deslocamento continuo, mas agora que a reli, vejo que não é significativo o suficiente. Mesmo assim não acharia adequado simplesmente aumentar o bônus no geral, talvez algo similar a potência seja bom, ou melhor ainda: adicionar além do bônus em Movimento um aumento passivo no deslocamento em sí, somando com o aumento do atributo.
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptySex Jan 21, 2022 8:15 pm

Continuando:

Eu também não gostaria da ideia de poder do sangue sendo aplicada em Vampíro á Máscara pois como disse anteriormente: os poderes deles são MUITO modulares para serem representados com algo como Efluir, se esse conceito for adicionado, para mim teria de ser MUITO minimizado para ficar fiel ao material fonte.

Pegando Geração como exemplo: Geração e Potência de Sangue em sí não aumentam o poder de um Vampiro, e sim o Potencial que ele possui, isso em VTM é representado por um limite de pontos de sangue maior (Você consegue concentrar mais sangue dentro de sí) e pela capacidade de adquirir poderes mais avançados das disciplinas. Eu acho que geração e idade seria muito melhor representada através da permissão para obter poderes/legados mais poderosos, e até possívelmente um aumento na Vitalidade para representar a sua capacidade de reter mais Vitae. Isso também poderia ser representado por um Barateamento no custo dos poderes.

Outro fator importante também é a natureza das disciplinas em sí, nos primeiros graus, 1-5, elas são bem limitadas no que conseguem fazer, mas a medida que aumentam em poder ficam cada vez mais narrativas e amplas em suas capacidades. Creio eu que novamente, isso seria mais fiel e melhor representado por legados poderosos doque um simples Efluir, mas ainda acho uma alternativa aceitável em graus menores deivdo ao maior aumento de atributos que vampiros mais velhos podem obter.
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma EmptySáb Jan 22, 2022 7:28 am

Achei a idéia massa!!! Adaptar Vampiro, a idade das trevas.
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MensagemAssunto: Re: "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma   "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma Empty

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