Fórum Oficial do Sistema Dharma RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Oficial do Sistema Dharma RPG

Comunidade dedicada ao aprendizado, discussão, disseminação e compartilhamento de materiais do Sistema Dharma, sistema de RPG nacional de autoria de Bruno More Eyes. Seja bem-vindo e usufrua do máximo que o Sistema Dharma tem a oferecer em RPG para você.
 
InícioPortalGaleriaPublicaçõesFAQProcurarÚltimas imagensMembrosGruposRegistarEntrar

 

 Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente''

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
jokerbr22
Nível 2
Nível 2
jokerbr22

O Despertar
Alcançou o nível 1 e despertou para a verdade cósmica (tornou-se um Dharmista).
Poder do Cosmos
Possui mais de 100 pontos de Poder Cósmico
Mestre do Tempo
É membro do Fórum há mais de 1 ano.

Mensagens : 19
Poder Cósmico : 978
Data de inscrição : 18/01/2022
Idade : 21

Ficha do personagem
Raça: Licantropo
Defeitos: Alergico a chocolate
Qualidades: Pelo Sedoso
Poder Especial: Referenciar cultura pop
Ponto Fraco: Ryan Reynolds

Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' Empty
MensagemAssunto: Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente''   Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' EmptySeg Jan 24, 2022 12:46 pm

Olá pessoal, então, todos nós sabemos que o Dharma é um sistema simulacionista, oque é uma de suas principais qualidades. Mas recentemente eu tenho sentido falta de um ar um pouco mais narrativista nos meus combates devido a dificuldade para representar de maneira visível e detalhada os mapas de batalha.

Então uma das coisas que eu gostaria de ver seria alguma maneira mais narrativa mas ainda funcional para representar distâncias em combate, e gostaria de saber se vocês acham que algo assim poderia ser possível e sim, como?

Eu penso em sistemas como Fate e Exalted para usar de referência onde ''zonas'' e ''incrementos de distância'' como perto, curto, médio e longo são utilizados.
Ir para o topo Ir para baixo
Arjuna Priest
Moderador
Moderador
Arjuna Priest

O Despertar
Alcançou o nível 1 e despertou para a verdade cósmica (tornou-se um Dharmista).
Haja Luz
Criou uma Ficha de Personagem no Fórum.
Poder do Cosmos
Possui mais de 100 pontos de Poder Cósmico
Mestre do Tempo
É membro do Fórum há mais de 1 ano.

Mensagens : 20
Poder Cósmico : 1027
Data de inscrição : 19/01/2022
Idade : 24
Localização : Em algum lugar sombrio ao lado de um Mendigo.

Ficha do personagem
Raça: Takodachi
Defeitos: TDAH e Vicio em Gacha
Qualidades: Mente Caótica
Poder Especial: Criar Cenários de RPG e Fantasia
Ponto Fraco: Luck E-

Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' Empty
MensagemAssunto: Re: Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente''   Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' EmptySex Jan 28, 2022 3:27 pm

Hmmm...

Um ponto interessante. Eu não tive problemas com isso, mas talvez seja pelo fato de que não me envolvi tanto em outros sistemas. Jogo em uma mesa mista com Offline e Online, por conta disso quase nunca uso o mapa do combate de forma prática e em compensação uso ele só como uma base e descrevo toda a ação e toda a situação de uma forma bem narrativa, às vezes simplesmente apontando partes do mapa e melhorando a descrição já pré-estabelecida.

O mais longe que já fui foi pegar um papelzinho de caderno de anotações e desenhar a frente de um Templo Budista, e como os andares/escadas tavam divididos. O combate inteiro rolou sem a necessidade de um mapa, especialmente porque o Mago é que tava por chamada.

Como funciona isso em Fate ou Exalted? Como não sei como é, acho que posso acabar não sendo muito útil heheh.

jokerbr22 acha que sua mensagem é boa e merece ganhar Dharma

Ir para o topo Ir para baixo
jokerbr22
Nível 2
Nível 2
jokerbr22

O Despertar
Alcançou o nível 1 e despertou para a verdade cósmica (tornou-se um Dharmista).
Poder do Cosmos
Possui mais de 100 pontos de Poder Cósmico
Mestre do Tempo
É membro do Fórum há mais de 1 ano.

Mensagens : 19
Poder Cósmico : 978
Data de inscrição : 18/01/2022
Idade : 21

Ficha do personagem
Raça: Licantropo
Defeitos: Alergico a chocolate
Qualidades: Pelo Sedoso
Poder Especial: Referenciar cultura pop
Ponto Fraco: Ryan Reynolds

Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' Empty
MensagemAssunto: Re: Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente''   Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' EmptySáb Jan 29, 2022 8:50 am

Arjuna Priest escreveu:
Hmmm...

Um ponto interessante. Eu não tive problemas com isso, mas talvez seja pelo fato de que não me envolvi tanto em outros sistemas. Jogo em uma mesa mista com Offline e Online, por conta disso quase nunca uso o mapa do combate de forma prática e em compensação uso ele só como uma base e descrevo toda a ação e toda a situação de uma forma bem narrativa, às vezes simplesmente apontando partes do mapa e melhorando a descrição já pré-estabelecida.

O mais longe que já fui foi pegar um papelzinho de caderno de anotações e desenhar a frente de um Templo Budista, e como os andares/escadas tavam divididos. O combate inteiro rolou sem a necessidade de um mapa, especialmente porque o Mago é que tava por chamada.

Como funciona isso em Fate ou Exalted? Como não sei como é, acho que posso acabar não sendo muito útil heheh.

Basicamente, Mestre: Em Fate e Exalted eles encontram maneiras de ''Abstrair'' distâncias. Em Fate isso é feito com a regra de ''Zonas'' onde cada área com significância narrativa trata-se de uma zona, no turno o jogador pode mover de uma zona para outra, mas caso tenha algo dificultando isso, ou você queira mover mais de uma zona, você precisa de um teste.

Agora Exalted faz isso melhor na minha opinião. Ainda é abstrato, mas muito mais preciso. Basicamente existem ''Bandas de distância'' que servem para medir a distância de ponto A a ponto B

AS BANDAS:

Próximo: Perto o suficiente para tocar

Perto: Dá para alcançar com uma simples corrida

Longe: Precisa gritar para se comunicar

Distante: Nem gritanto dá para se comunicar

Extremo: Um ponto no horizonte

Ramestre, Edge, KradML14 e Arjuna Priest acham que sua mensagem é boa merece ganhar Dharma

Ir para o topo Ir para baixo
Ramestre
Colaborador
Colaborador
Ramestre

O Despertar
Alcançou o nível 1 e despertou para a verdade cósmica (tornou-se um Dharmista).
Haja Luz
Criou uma Ficha de Personagem no Fórum.
Mestre do Tempo
É membro do Fórum há mais de 1 ano.

Mensagens : 4
Poder Cósmico : 882
Data de inscrição : 16/01/2022
Idade : 19
Localização : Cedro-CE

Ficha do personagem
Raça:
Defeitos:
Qualidades:
Poder Especial:
Ponto Fraco:

Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' Empty
MensagemAssunto: Re: Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente''   Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' EmptySex Fev 11, 2022 10:48 am

Para isso eu vejo uma solução em alguns passos:
1- Usar o sistema de Deslocamento em metros atual para definir a distância mínima para algo ser considerado "Perto" ou "Distante".

O Espectro de Deslocamento parcial no Dharma vai de 4.0m (Mov 08) até 7.5m (Mov 15). Se considerarmos a Média humana (Mov 10), podemos estipular um alcance médio.

2- Estipular Distâncias:
● Próximo: Adjacente, pode realizar um ataque corpo a corpo imediatamente ou com alguns passos de seu deslocamento parcial.

● Perto: Pode ser alcançando com seu deslocamento parcial, caso possua mais que 5m de deslocamento. Ou com seu deslocamento Total, caso possua 5 metros ou menos.

● Longe: Pode ser Alcançando apenas com uma Disparada. Dentro do alcance de Arcos.

● Distante: Precisaria de mais de uma rodada em disparada para alcançar, Arcos recebem penalidade na rolagem de acerto.

● Extremo: Fora da área de combate.

3- Definir vantagens de criaturas com deslocamento superior, como um combatente montado ou uma criatura com deslocamento de vôo.

Para esse tópico eu já não consigo pensar em nenhum solução, além de diminuir um grau de distância. Alcançando uma Longa distância com seu deslocamento Total, em vez de Disparada.

KradML14 acha que sua mensagem é boa e merece ganhar Dharma

Ir para o topo Ir para baixo
KradML14
Nível 2
Nível 2
KradML14

Haja Luz
Criou uma Ficha de Personagem no Fórum.
O Despertar
Alcançou o nível 1 e despertou para a verdade cósmica (tornou-se um Dharmista).
Mestre do Tempo
É membro do Fórum há mais de 1 ano.
Mestre do Caos
Possui mais de 500 pontos de Poder Cósmico

Mensagens : 10
Poder Cósmico : 909
Data de inscrição : 18/01/2022
Idade : 21
Localização : Nas profundezas dos sonhos que você ja esqueceu.

Ficha do personagem
Raça: Abismo dos Pesadelos
Defeitos: Um Perígo Geral
Qualidades: Gentil
Poder Especial: O Entender Através das Eras Caóticas
Ponto Fraco: Misericordioso

Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' Empty
MensagemAssunto: Re: Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente''   Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' EmptySáb Nov 12, 2022 11:10 am

Tópico mt bom, tinha essas mesmas dúvidas ksksks
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' Empty
MensagemAssunto: Re: Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente''   Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente'' Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apropriando Dharma para o estilo ''Teatro da Mente''
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» #6 - KARMA E DHARMA
» Kenshi - Dharma
» A Divisa: Cenário Pós Apocaliptico Dharma
» Senhor dos Anéis para o Sistema Dharma
» Ficha Automática do Dharma - Google Planilhas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Oficial do Sistema Dharma RPG :: SOCIAL :: Discussão sobre Mecânicas-
Ir para: