Fórum Oficial do Sistema Dharma RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Oficial do Sistema Dharma RPG

Comunidade dedicada ao aprendizado, discussão, disseminação e compartilhamento de materiais do Sistema Dharma, sistema de RPG nacional de autoria de Bruno More Eyes. Seja bem-vindo e usufrua do máximo que o Sistema Dharma tem a oferecer em RPG para você.
 
InícioPortalGaleriaPublicaçõesFAQProcurarÚltimas imagensMembrosGruposRegistarEntrar

 

 Qual estrutura criar em um suplemento do Sistema Dharma?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
More Eyes
Administrador
Administrador
More Eyes

O Despertar
Alcançou o nível 1 e despertou para a verdade cósmica (tornou-se um Dharmista).
Haja Luz
Criou uma Ficha de Personagem no Fórum.
Poder do Cosmos
Possui mais de 100 pontos de Poder Cósmico
Aliança
Possui mais de 25 amigos.
A Voz da Razão
Participou de mais de 25 tópicos criados.
Bravura
Criou mais de 25 tópicos no fórum.
Mestre do Tempo
É membro do Fórum há mais de 1 ano.

Mensagens : 50
Poder Cósmico : 1194
Data de inscrição : 15/01/2022
Idade : 37
Localização : O Cosmos Profundo

Ficha do personagem
Raça: Grande Antigo
Defeitos: Antipatia
Qualidades: Paciência
Poder Especial: Escrever livros na velocidade da luz.
Ponto Fraco: Moscas

Qual estrutura criar em um suplemento do Sistema Dharma? Empty
MensagemAssunto: Qual estrutura criar em um suplemento do Sistema Dharma?   Qual estrutura criar em um suplemento do Sistema Dharma? EmptyDom Jan 23, 2022 12:38 pm

Algumas pessoas interessadas em criar homebrews do Dharma já me perguntaram isso:

"O que precisa ter num suplemento pro Dharma?"

Normalmente há tanta informação que se pretende colocar num livro que as pessoas não sabem por onde começar e muito menos como deveriam organizar.

Pois bem.

De antemão, devo asseverar que você é livre para escolher a organização que usará no seu livro. Não há imposição ou obrigatoriedade alguma em relação à forma de organização. Então não se sinta vinculado.

Em verdade, a única imposição que existe ao criar um suplemento do Dharma é que se siga o Termo de Licença Aberta (OGL) do sistema. Se você deseja ler os termos da Licença, clique aqui.


Superadas essas noções preliminares, há uma estrutura que eu sugiro a você que use nos seus livros. A palavra "sugiro" está em negrito porque não é uma imposição, mas apenas uma sugestão. Essa sugestão segue unicamente a finalidade de auxiliar na organização de seus livros. É simplesmente algo que eu faço e que funciona bem comigo - por isso, pode funcionar bem com você também. Ou não.

• Introdução: Noções preliminares sobre o que é o livro, de onde surgiu, que se trata de um suplemento, que as regras principais do sistema podem ser encontradas no Livro Básico etc. Também costumo explicar didaticamente aqui como construir uma ficha de personagem (para facilitar a vida do leitor neófito).
• Naturezas temáticas: Se houver alguma natureza a acrescentar nas regras básicas, ponho aqui. Se não forem numerosas o bastante para merecerem um capítulo próprio, eu as encaixo na Introdução também.
• Raças temáticas: Se houver raças temáticas naquele determinado universo, ponho as regras padrão para cada uma delas aqui. Estatísticas, Legados Raciais etc. Se cada raça possuir MUITAS regras temáticas, eu posso abrir um capítulo para cada raça, em vez de fazer um capítulo só para todas as raças.
• Conceitos temáticos: Se houver conceitos de personagem temáticos, eu ponho aqui. Normalmente não há tantos conceitos assim, o que me permite que eu desloque esta parte para a Introdução.
• Recursos Interpretativos temáticos: Se houver novas trilhas de Motivação, novas inspirações ou alterações na mecânica de Dharma e Karma, coloco aqui.
• Técnicas temáticas: As técnicas temáticas do universo eu ponho aqui. Se houver magia, paranormalidade ou caminho da ascensão temáticos, também encaixo aqui. A depender da quantidade, é possível separar esses assuntos em técnicas distintas.
• Itens temáticos: Os itens, equipamento, armas e armaduras temáticas eu ponho aqui. Mas somente o que já não existir no Livro Básico.
• Lore do mundo: Aqui é a parte onde eu dou textura ao mundo. Escrevo sobre diferentes lugares, crenças, culturas etc. A depender do volume de informações, posso dividir em capítulos também.
• Monstros temáticos: Aqui normalmente é a parte onde eu apresento fichas de antagonistas específicos daquele universo. Algo em torno de 20 fichas costuma ser um bom número para que um Mestre possa levar sua mesa sem se sentir perdido. Acredito que mais do que 20 fichas já pode aumentar perigosamente o número de páginas do livro. No fim das contas, nunca é má ideia criar um bestiário específico para aquele universo.


Última edição por More Eyes em Dom Jan 23, 2022 3:40 pm, editado 1 vez(es)

Ramestre, EdSalai, Edge e Shadow Fany acham que sua mensagem é boa merece ganhar Dharma

Ir para o topo Ir para baixo
https://sistemadharma.forumeiros.com
Shadow Fany
Nível 2
Nível 2
Shadow Fany

O Despertar
Alcançou o nível 1 e despertou para a verdade cósmica (tornou-se um Dharmista).
Haja Luz
Criou uma Ficha de Personagem no Fórum.
Mestre do Tempo
É membro do Fórum há mais de 1 ano.

Mensagens : 10
Poder Cósmico : 913
Data de inscrição : 18/01/2022
Idade : 24
Localização : Santo André

Ficha do personagem
Raça: Vampira felina
Defeitos: Procrastinadora / ansiosa / egoísta /
Qualidades: Criativa / lógica / determinada /
Poder Especial: Criar algo incrível em cima da hora
Ponto Fraco: Tomar banho ????

Qual estrutura criar em um suplemento do Sistema Dharma? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual estrutura criar em um suplemento do Sistema Dharma?   Qual estrutura criar em um suplemento do Sistema Dharma? EmptyDom Jan 23, 2022 1:29 pm

Eu num guento esse mestre, ele é perfeito , tem tudo na manga 💜

More Eyes acha que sua mensagem é boa e merece ganhar Dharma

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual estrutura criar em um suplemento do Sistema Dharma?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma
» [DOWNLOAD] RPG Avatar para o Sistema Dharma
» [DOWNLOAD] RPG Castlevania para o Sistema Dharma
» "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma
» Senhor dos Anéis para o Sistema Dharma

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Oficial do Sistema Dharma RPG :: DOWNLOADS :: Homebrews-
Ir para: