Fórum Oficial do Sistema Dharma RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Oficial do Sistema Dharma RPG

Comunidade dedicada ao aprendizado, discussão, disseminação e compartilhamento de materiais do Sistema Dharma, sistema de RPG nacional de autoria de Bruno More Eyes. Seja bem-vindo e usufrua do máximo que o Sistema Dharma tem a oferecer em RPG para você.
 
InícioPortalGaleriaPublicaçõesFAQProcurarÚltimas imagensMembrosGruposRegistarEntrar

 

 Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
More Eyes
Administrador
Administrador
More Eyes

O Despertar
Alcançou o nível 1 e despertou para a verdade cósmica (tornou-se um Dharmista).
Haja Luz
Criou uma Ficha de Personagem no Fórum.
Poder do Cosmos
Possui mais de 100 pontos de Poder Cósmico
Aliança
Possui mais de 25 amigos.
A Voz da Razão
Participou de mais de 25 tópicos criados.
Bravura
Criou mais de 25 tópicos no fórum.
Mestre do Tempo
É membro do Fórum há mais de 1 ano.

Mensagens : 50
Poder Cósmico : 1195
Data de inscrição : 15/01/2022
Idade : 37
Localização : O Cosmos Profundo

Ficha do personagem
Raça: Grande Antigo
Defeitos: Antipatia
Qualidades: Paciência
Poder Especial: Escrever livros na velocidade da luz.
Ponto Fraco: Moscas

Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma Empty
MensagemAssunto: Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma   Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma EmptyDom Jan 23, 2022 1:11 pm

Salve, mestres!
Escrever é muito bom!
Escrever materiais para RPG é melhor ainda!
Para aqueles que concordam com essas premissas, certamente escrever um homebrew para o Sistema Dharma pode parecer uma ideia super apetitosa. Mas muita gente se sente insegura na hora de fazê-lo. Por isso, resolvi criar este tópico. Espero que ajude.
Cheguei a ver vários homebrews de diversos sistemas por aí. Principalmente de D&D. No geral, há uma heterogeneidade gigantesca quanto à formatação dos livros. Não acho que isso seja uma coisa ruim, em especial se levarmos em conta que um livro que reproduza em suas páginas a identidade visual de cada universo fica simplesmente sensacional.
Porém, alguns suplementos já me pareceram um tanto... amadores. "Ah, Brunão, mas é porque não são profissionais blá-blá-blá". Sim, eu sei. Mas não me refiro a uma estética com ar de profissional, pois isso sequer eu acho necessário. Eu me refiro, na verdade, a alguns problemas de formatação mesmo, coisa DESAGRADÁVEL de ver.
Por isso, compilei as seguintes DICAS:
1) Pelo amor de Deus, mestre, faça o texto do seu livro ficar JUSTIFICADO (em vez de alinhado à esquerda, como acaba sendo o padrão por definição do word).

2) Se estiver usando o word, considere estreitar mais as margens (superiores, inferiores, direita e esquerda). O word deixa umas margens muito grandes por definição, e é um baita desperdício de papel. Isso só vai aumentar desnecessariamente o número de páginas do seu livro. Sem falar que fica uma estética esquisita pra caramba deixar algo em torno de 30 a 40% da página (se somar todas as margens) totalmente em branco.

3) Considere dividir o seu texto em duas colunas. Além de dar ao seu homebrew um ar mais de "Livro de RPG", essa medida também ajuda a diminuir o número de páginas. Lembre-se: livros com páginas demais ASSUSTAM (eu fico me policiando o tempo inteiro quando escrevo meus livros para tentar mantê-los pequenos. E falho miseravelmente  Laughing. Mas pelo menos eu me valho de todas essas estratégias para diminuir o número de páginas. Se eu não usasse, imagine os monstros em PDF que teríamos do Dharma por aí...)
4) Atenção ao tamanho da fonte. Um tamanho 12, 13 ou 14 para o texto pode ser grande demais, e se o livro estiver com muitas páginas é ainda mais aconselhável uma fonte menor. Experimente fontes de tamanho 9, 10 ou 11.
5) Use imagens para ilustrar o livro. Nesse ponto, muita gente tem dúvida, receio, em especial sobre se usar imagens alheias pode dar problema. Acho que no futuro vale que eu faça um tópico explicando o que é Creative Commons, com suas diferentes espécies existentes, assim como também o Fair Use. Vou tentar fazer isso aqui no fórum qualquer dia.
Espero que estas dicas tenham ajudado, mestres. Quaisquer dúvidas, deixem aí embaixo.


Última edição por More Eyes em Qui Jan 27, 2022 10:02 am, editado 2 vez(es)

Ramestre, EdSalai, Edge, Shadow Fany e Arjuna Priest acham que sua mensagem é boa merece ganhar Dharma

Ir para o topo Ir para baixo
https://sistemadharma.forumeiros.com
Shadow Fany
Nível 2
Nível 2
Shadow Fany

O Despertar
Alcançou o nível 1 e despertou para a verdade cósmica (tornou-se um Dharmista).
Haja Luz
Criou uma Ficha de Personagem no Fórum.
Mestre do Tempo
É membro do Fórum há mais de 1 ano.

Mensagens : 10
Poder Cósmico : 914
Data de inscrição : 18/01/2022
Idade : 24
Localização : Santo André

Ficha do personagem
Raça: Vampira felina
Defeitos: Procrastinadora / ansiosa / egoísta /
Qualidades: Criativa / lógica / determinada /
Poder Especial: Criar algo incrível em cima da hora
Ponto Fraco: Tomar banho ????

Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma   Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma EmptyDom Jan 23, 2022 11:40 pm

Agora a pergunta que não quer calar: o que é um homebrew? Akakakka

jokerbr22 acha que sua mensagem é boa e merece ganhar Dharma

Ir para o topo Ir para baixo
jokerbr22
Nível 2
Nível 2
jokerbr22

O Despertar
Alcançou o nível 1 e despertou para a verdade cósmica (tornou-se um Dharmista).
Poder do Cosmos
Possui mais de 100 pontos de Poder Cósmico
Mestre do Tempo
É membro do Fórum há mais de 1 ano.

Mensagens : 19
Poder Cósmico : 979
Data de inscrição : 18/01/2022
Idade : 21

Ficha do personagem
Raça: Licantropo
Defeitos: Alergico a chocolate
Qualidades: Pelo Sedoso
Poder Especial: Referenciar cultura pop
Ponto Fraco: Ryan Reynolds

Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma Empty
MensagemAssunto: Oque é Homebrew?   Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma EmptySeg Jan 24, 2022 5:29 pm

Shadow Fany escreveu:
Agora a pergunta que não quer calar: o que é um homebrew? Akakakka

Fala Mestra Fanny!

Basicamente: Homebrew é um termo utilizado na comunidade de rpg americana que acabou sendo adotada universalmente como um termo utilizado para denominar todo aquele material ''de casa'. Ou seja: todo material seja isso regras, técnicas, cenários que é criado pelos jogadores em sí é classificado como Homebrew.

O termo ''Homebrew'' originalmente se refere a cervejas artesanais ''Home'' = Casa ''Brew'' = Bebida ou drink, por isso acabou sendo adaptado para esse uso.

Ramestre, EdSalai e Shadow Fany acham que sua mensagem é boa merece ganhar Dharma

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma   Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dicas de Formatação para um Homebrew do Sistema Dharma
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [DOWNLOAD] RPG Avatar para o Sistema Dharma
» [DOWNLOAD] RPG Castlevania para o Sistema Dharma
» "Vampiro: A Máscara" para o Sistema Dharma
» Kenshi - Dharma
» Qual estrutura criar em um suplemento do Sistema Dharma?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Oficial do Sistema Dharma RPG :: DOWNLOADS :: Homebrews-
Ir para: