Acho que com relação a esse nerf do Aprendizado Rápido, acho que poderia apenas diminuir o multiplicador que se utiliza.
Exemplo:
Forma Normal
Guerreiro jorge tem 11 de Mente e tem o signo do Guerreiro que da pra ele a natureza
Aprendizado Rápido em coisas de guerreiro. Então ele reduziria em 3 o custo de XP dessas mesmas técnicas.
Calculo Utilizado: [(11 - 10) x
3] pontos reduzidos em XP.
Possível forma alterada
Guerreiro jorge tem 11 de Mente e tem o signo do Guerreiro que da pra ele a natureza
Aprendizado Rápido em coisas de guerreiro. Então ele reduziria em 1 o custo de XP dessas mesmas técnicas.
Calculo Utilizado: [(11 - 10) x
1] pontos reduzidos em XP.
Sobre parada de modificar os debuffs dos games eu sinceramente não sei. Acho que o sistema de fraquezas do Dharma são até bons e simples pra isso, mas uma redução fíxa de alguma fração específica pode servir tbm se o mestre realmente quer e acha necessário uma modificação.
Exemplo:
Caso Normal
Guerreiro Jorge é um Nórdico e tem Proteção contra Dano de Frio congelante. Um dia ele foi acertado por um espinho de gelo que daria 10 de dano numa pessoa normal, mas como Jorge tem sua Proteção contra esse tipo de dano o dano foi reduzido para 5.
Calculo utilizado no dano: [10 - (10 x 1/2)]. Sendo 10 o dano normal e a fração 1/2 o fator redutor.
Jorge Reduziu o Dano em 50%.
Caso Modificado
Guerreiro Jorge é um Nórdico e tem Proteção contra Dano de Frio congelante. Um dia ele foi acertado por um espinho de gelo que daria 10 de dano numa pessoa normal, mas como Jorge tem sua Proteção contra esse tipo de dano o dano foi reduzido para 8.
Calculo utilizado no dano: [10 - (10 x 1/5)]. Sendo 10 o dano normal e a fração 1/5 o fator redutor.
Jorge Reduziu o Dano em 20%.